
Whitney Museum of American Art
O Museu Whitney de Arte Americana (Whitney Museum of American Art) contém a maior coleção do mundo de arte americana do século XX.
O museu foi fundado em 1930 por Gertrude Vandelbilt Whitney, escultora milionária que colecionou mais de 500 obras de arte a princípios do século. A criação do seu próprio museu ocorreu depois que o Metropolitan Museum recusou expor sua coleção.
O edifício atual é obra do arquiteto húngaro Marcel Breuer e foi inaugurado em 1966. Foi construído com cimento e granito cinza e tem uma fachada imponente.
Coleção do museu
O museu tem cinco andares, sendo o último dedicado à exposição permanente e os três intermediários às exposições temporais.
Entre as obras mais famosas está uma ampla coleção de quadros de Edward Hooper e diversas pinturas de artistas como Kooning, Demuth ou Andy Wahol.
Para amantes de arte contemporânea
Em Nova York há muitos museus interessantes e muitas coisas para ver em suas ruas, por isso, se você não for um amante de arte contemporânea, o interior desse museu pode te deixar bastante indiferente. Para um visitante comum, o melhor do edifício é a arquitetura exterior.


Horário
Quarta a segunda das 10h30 às 18h (sexta até às 22h)
Fechado às terças-feiras.
Preço
Adultos: US$30.
Estudantes e idosos: US$24.
Menores de 25 anos, sextas-feiras à noite e segundo domingo do mês: entrada gratuita.
Lugares próximos
The Frick Collection (355 m) Metropolitan Museum of Art (674 m) Central Park (1 km) Museu de História Natural (1.2 km) Museu Guggenheim (1.2 km)