Manhattan
Manhattan é o "borough" mais famoso de Nova York. Trata-se do bairro mais visitado da cidade, um ícone, e é tão conhecido que muitos confundem Nova York com Manhattan.
Manhattan é uma ilha alongada delimitada pelos rios Hudson (a oeste), East (a leste) e Harlem (a norte). As dimensões da ilha são 21,7 quilômetros de longitude por 3,7 quilômetros de largura.
Como Manhattan se divide
- Lower Manhattan: É a parte mais meridional da ilha de Manhattan e o ponto onde se originou Nova York. Nesta zona se encontra o distrito financeiro da cidade e os distintos órgãos de governo. Lower Manhattan abrange desde o sul da ilha até a rua 14.
- Midtown Manhattan: Se estende desde a rua 14 até a 59 (extremo sul do Central Park). Sua parte mais importante e a que concentra o maior número de arranha-céus começa na rua 33, onde está o famoso Empire State Building.
- Upper Manhattan: De forma geral, se pode dizer que a parte alta de Manhattan começa no Central Park e termina na rua 96. Na parte oeste, esta região vai mais para cima para incluir em seus domínios a Universidade de Columbia e a Catedral Saint John the Divine.
- Harlem: Esta região começa quando termina o Upper Manhattan e acaba na rua 155. Sua rua mais importante é talvez a 125, onde está o famoso Teatro Apollo.
- Washington Heights: Esta parte de Manhattan vai do norte da ilha (rua 220) até o Harlem. Seu nome vem de Fort Washington, uma fortaleza do século XVIII para proteger a região das forças britânicas.
O que ver em Manhattan
Em Manhattan se concentram 90% das atrações de Nova York. A zona de Manhattan conhecida como Midtown, ao norte da rua 31, concentra toda a vida do borough. Nessa região você irá encontrar o inigualável Empire State Building, o complexo Rockfeller Center, o surpreendente Chrysler Building, a fascinante Times Square, o controverso MoMA e muitas outras visitas imprescindíveis.
O sul de Manhattan foi tão importante no passado (foi aqui onde começou o desenvolvimento de Nova York) como segue sendo na atualidade. Nesta zona está Wall Street e o distrito financeiro que determina a economia mundial.
A zona norte de Manhattan, o Harlem, pode ser interessante para conhecer “outra Manhattan”.
Se você quer visitar Manhattan com um guia para não perder nenhum detalhe, confira o tour pelo Lower e Upper Manhattan ou o tour por Midtown Manhattan para conhecer seus pontos icónicos.