Staten Island
Staten Island, que está a apenas 30 minutos de Manhattan, é o distrito mais desconhecido de Nova York. Embora não tenha tantas atrações turísticas à altura de Manhattan, sempre há algo para ver em Staten Island.
Staten Island é o distrito mais meridional de Nova York e o mais desconhecido para o público em geral. Sua população é de menos de 50.000 pessoas, sendo o distrito menos populoso da cidade.
Para muitos turistas, a visita a Staten Island já fica compensada com o passeio de ferry, uma forma econômica de ver o skyline de Manhattan de longe.
Até 1975, Staten Island foi chamada como o condado que ocupa, Richmond. Naquele ano, a prefeitura decidiu mudar o nome para o original dado pelos holandeses quando a colonizaram.
O que ver em Staten Island
Em Staten Island se conservam mais edifícios da época colonial que em qualquer outro lugar de Nova York.
Um dos lugares mais surpreendentes de Staten Island é Historic Richmond Town, um povoado rural restaurado onde se podem ver casas do século XVII. Para chegar a este local, o melhor é pegar o ônibus S74 no St. George Ferry Terminal.
Outro lugar que vale a pena destacar é o Fort Wadsworth, o forte defensivo que, desde a sua construção pelos holandeses no século XVII, serviu para proteger Nova York das incursões dos barcos inimigos.
Como chegar a Staten Island
A embarcação Staten Island Ferry conecta South Ferry em Manhattan com o St. George Ferry Terminal em Staten Island, de onde se pode pegar um ônibus aos diferentes pontos de interesse da ilha. O trajeto em ferry dura 25 minutos.
Se você estiver de carro, também é possível chegar a Staten Island pelo Brooklyn, atravessando a Ponte Verrazano Narrows, a ponte suspensa mais longa dos Estados Unidos. A ponte foi chamada assim em homenagem a Giovanni da Verrazano, o primeiro europeu que avistou a ilha e mudou para sempre a história de Nova York.